A Escola

Histórico e Filosofia

HISTÓRICO DA ESCOLA E DENOMINAÇÃO

Baseado nos princípios de oferecer qualidade em serviços educacionais, o Colégio Ideal foi fundado em 19 de Agosto de 1999 pelo Sr. Vilson Soares Ferro. No mesmo ano ocorreu a tramitação legal junto aos órgãos competentes, em 2000 a publicação da autorização de funcionamento e, a partir de 2001 iniciou as atividades do primeiro ano letivo tendo como diretor pedagógico seu próprio fundador.

O prédio esteve localizado a Rua José Corsino, Nº 1.037/W, Parque das Mansões, Tangará da Serra – MT por 10 anos e 6 meses. Neste período, o Colégio Ideal passou por várias mudanças administrativas.

Em 2003 constituiu-se uma sociedade limitada, formada por José Afonso Gonçalves, José Henrique Cardoso Abrahão, João Carlos de Oliveira, Silvio José Sommavilla e Carlos Marcelo Takahara que girava sob a razão social Ideal – Ensino Fundamental Ltda e sob a direção pedagógica da professora RosemariaTedesco Abrahão.

Em 2007 a direção pedagógica passou a ser exercida por dois componentes:o professor Gilcélio Luiz Peres, diretor pedagógico do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e a professora Márcia Regina Kiss Siqueira de Castro Cardoso, diretora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Em 2009, a sociedade limitada sofre nova alteração: os sócios José Henrique Cardoso Abrahão, João Carlos de Oliveira, Silvio José Sommavilla e Carlos Marcelo Takahara retiram-se da sociedade e entra a nova sócia integrante Flávia Alana Gonçalves. O nome empresarial passa a ser Colégio Ideal Ltda-ME e a direção pedagógica é exercida apenas pela professora Márcia Regina Kiss Siqueira de Castro Cardoso.

Em 2011, no dia 04 de agosto, a comunidade escolar e Tangaraense conhecem as novas instalações do Colégio Ideal com sua inauguração.   Depois de muito tempo sonhos e projetos foram idealizados e o Colégio Ideal passa a ter sua própria sede, ganhando umaconstrução moderna em uma ampla área, salas de aula climatizadas, laboratório de informática e de Ciências, quadra esportiva, auditório e parque, localizado a Rua Jovino Pedro do Nascimento, nº 257-E, Jardim Europa-Tangará da Serra – MT.

Em 2013 a direção pedagógica passou a ser exercida pela professora Carmem Silvia Silva Bazzo.

FILOSOFIA DA ESCOLA

A Educação

A educação deve ser considerada como processo para o desenvolvimento humano integral, como instrumento gerador das transformações sociais. É base para aquisição da autonomia, fonte de visão prospectiva, fator de progresso econômico, político e social. É o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência de cidadania.

O Educando

O Educando é um ser biológico, psicológico, sociológico e cultural, que possui necessidades materiais, relacionais e transcendentais.  Dentro deste sentido amplo e complexo, o aluno deve ser atendido em toda sua dimensão e deve dispor dos recursos que satisfaçam a sua necessidade, para que analise, compreenda e intervenha na realidade, de maneira prática e vivencial.

O Educador

O Educador, como mediador entre o aluno e o conhecimento, deve ser um profissional formador, reflexivo, consciente da importância do seu papel, comprometido com o processo educativo, integrado ao mundo de hoje, responsável socialmente pela formação do cidadão e, principalmente, um eterno aprendiz, aquele que busca ensinar e aprender, sempre.

A Escola

A Escola,como instituição educacional, deve possibilitar o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como propiciar a aquisição do conhecimento elaborado, postulando como referência a realidade do aluno.

Neste contexto, deve-se possibilitar ao aluno, a aquisição de uma consciência crítica que lhe amplie a visão de mundo, dando-lhe condições de uma leitura interpretativa dos fatos sociais, das relações intra e interpessoais e dos homens com a natureza, levando-o a uma vivência prática dentro do meio em que está inserido.

Missão

Mediar conhecimento com sabedoria e inovação tecnológica, respeitando a diversidade para contribuir na formação de cidadãos com ética e autonomia.

Ser reconhecida como modelo de excelência em educação.

Ética
Ser uma instituição de ensino fundamentada em uma postura íntegra, valorizando a verdade, o respeito e o diálogo.
Respeito e Justiça

Agir sem discriminar as pessoas, tratando-as de forma personalizada, com imparcialidade e respeitando as diversidades.
Responsabilidade Social

Exercer a cidadania contribuindo, por meio da Educação de maneira consciente e responsável com as questões sociais e ambientais.

Profissionalismo e Cooperação

Atuar de forma organizada e planejada, valorizando o trabalho em equipe e a ajuda mútua.

Confiabilidade
Ser uma instituição que inspire segurança, credibilidade e ensino de qualidade, da qual todos tenham orgulho de participar.
Coerência
Agir sempre no sentido de cumprir a nossa missão respeitando os valores em que acreditamos.